O consórcio é uma modalidade de compra parcelada em grupo, na qual os participantes se unem para formar uma poupança comum, na qual envolve a aquisição de um bem ou serviço específico, como um carro, uma casa, ou até mesmo serviços como viagens.
Este grupo é formado por pessoas que desejam adquirir um bem ou serviço em comum, assim aderem a uma cota do mesmo. Por vez esse grupo terá um prazo, uma taxa administrativa e um fundo reserva definidos por sua administradora. Todo grupo é administrado por uma administradora de consórcio uma empresa especializada autorizada pelo banco central, regulador das administradoras no Brasil.
Diferentemente de empréstimos ou financiamentos tradicionais, o consórcio geralmente não envolve o pagamento de juros. Mas sim de uma taxa administrativa esta indicada no momento da aquisição da cota. Podendo fazer-se um produto como alternativa para o não uso de financiamentos. Nesse sistema, o custo de um bem ou serviço é distribuído ao longo de um período previamente definido, e todos os membros do grupo contribuem ao longo desse prazo. A administradora, em intervalos mensais, seleciona os contemplados por meio de sorteio ou lance, concedendo-lhes o crédito correspondente ao valor do bem ou serviço contratado, continuando esse processo até que todos os participantes sejam atendidos.